Seja Bem Vindo(a)

Obrigado por sua visita!

sexta-feira, 6 de março de 2020

VISITA DA EQUIPE DO SESC CEARÁ AO MESTRE CHICO EMÍLIA EM 05/03/2020.

A visita teve como objetivo convidar o Grupo de Reisado de Caretas Boi Coração para participar do VI Encontro Herança Nativa. Na ocasião tivemos a honra de receber o Sr. Paulo Henrique Leitão, consultor do SESC Ceará, e Lilian do SESC de Quixeramobim.
Da direita para esquerda: Paulo, Mestre Chico, Edinês e Lilian.

Após a visita Paulo Leitão publicou em sua página no facebook:
"Conheci o Boi Coração de Quixadá quando ainda era aluno de graduação em pedagogia na UFC.
Foi um encontro mágico e esse momento resignificou toda minha relação com o conjunto de expressões culturais que são denominadas Reisado no Ceará. Entendi naquele instante que não se tratava apenas de uma brincadeira. Era bem mais, e, sendo tão visceral, estava mais próximo de uma forma de existir, de ser e estar no mundo.
Mestre Assis Rufino nos recebeu com seu irmão tocador de rabeca Mestre Sitonho. Ambos finados na terra e infinitos no céu e também nas nossas lembranças.
Mestre Assis me explicou que o Reisado que praticava era o Reisado de Caretas - um Reisado de retorno.
Ele me ensinou que eu brincava um Reisado colorido, com pedrarias, brilhos e trajes de realeza - um Reisado de ida.
Dizia ele: Quando Jesus, Maria e José andavam pelo mundo o Rei Herodes recebeu em seu castelo três Reis Magos Belchior, Baltazar e Gaspar.
Os Reis de terras do oriente andavam a procura de uma criança recém nascida que seria o Rei dos Judeus e o salvador do mundo.
Herodes sabendo dessa
profecia instruiu os três Reis caso encontrassem a criança dessem o seu paradeiro.
Os três Reis seguiram viajem encontrando o predestinado em um estábulo entre os animais do presépio como o boi, o jumento, o bode, o galo e a ema.
Os Reis sentiram grande emoção e entregaram de presente incenso, mirra e ouro.
Quando partiram de volta às suas terras sabiam que teriam que passar por Herodes. Então para disfarçar suas verdadeiras identidades, pegaram couro de carcasas de animais mortos na seca, terra, folhas, panos velhos e vestiram-se.
Passando-se por uma trupe de mambembes, dançaram e brincaram na frente de Herodes que não os reconheceu.
O Reisado de retorno ou volta é o Reisado que conheceu a verdadeira humildade e amor, por isso não necessita de luxo nem corte, pois o verdadeiro valor está no nosso interior.
Se brincar Reisado de Congo, um Reisado de Coroados representa uma coroação coletiva penso que brincar Reisado de Caretas representa uma abdicação coletiva dos luxos e títulos e que os farrapos dos caretas sejam realmente a verdadeira nobreza. Contudo nessas dimensões de fausto não existe hierarquias sendo idas e vindas necessárias para evoluirnos.
Nesse tempo conheci Mestre Chico Emília que era cantor, tocador, repentista, artesão do Reisado Boi Coração e o professor Edinês um legítimo Mestre do Saber e o grande educador da escola pública do Distrito de Cipó dos Anjos - criou um método que vivencia os cantos, danças e expressões do Reisado de Caretas no processo de ensino-aprendizagem em sala de aula.
Hoje são o Mestres guardiões de toda essa história e legado.
O Sesc tem feito muito pela cultura cearense, tenho muita gratidão por fazer parte dessa história. O Encontro Sesc Herança Nativa é bem mais do que podemos ver, as vezes temos que fechar os olhos pra sentir..."

Para nós, que compomos o Grupo, é uma honra ter este reconhecimento de Paulo Leitão. Nossa gratidão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário