Seja Bem Vindo(a)

Obrigado por sua visita!

domingo, 6 de dezembro de 2015

Apresentação do Reisado de Caretas Boi Coração na IV JORNAU da Faculdade Católica de Quixadá- 02/12/2015.

Brincantes e alunos da Faculdade Católica


Uma apresentação singela, sem grande público. Apenas os alunos do curso de arquitetura que estavam no evento.

domingo, 22 de novembro de 2015

Apresentação em uma localidade de Ibaretama, Varzea de Cima, em 21/11/2015

   
Momento de concentração da turma, antes da apresentação do folguedo

Foi uma apresentação grandiosa, com um público grande e acolhedor.

sábado, 21 de novembro de 2015

APRESENTAÇÃO NA FACULDADE CATÓLICA RAINHA DO SERTÃO CENTRAL EM QUIXADÁ-CE.


A apresentação do auto ocorreu no dia 13/11/2015. Segundo Chico Emílio, foi uma apresentação desmotivante, porque não tinha público. Isto foi decorrente do fato que o transporte apresentou problemas, ficou atolado, o que fez o Grupo chegar ao evento atrasado. Podemos conferir na fto. As pessoas que assistiram foi o grupo de capoeira de Ibicuitinga que também foi se apresentar.

APRESENTAÇÃO DO GRUPO PARA A COMISSÃO DO MEC NO CENTRO ADMINISTRATIVO DE QUIXADÁ EM 28/10/2015.

O Grupo de Reisado Boi Coração se apresentou para a comissão do MEC no centro administrativo de Quixadá. Esta comissão veio avaliar se Quixadá tinha condições de receber o curso de medicina.
Os representantes estão a direita

Caretas e damas

Momento de dança dos caretas

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

MAIS UMA CONQUISTA DO GRUPO DE REISADO BOI CORAÇÃO EM 2015.

O Grupo Reisado de Caretas Boi Coração  foi habilitado na CATEGORIA: GRUPOS DE TRADIÇÃO NATALINA no XII EDITAL CEARÁ NATAL DE LUZ – 2015, com o Projeto: A FESTANÇA DO GRUPO DE CARETAS REISADO BOI CORAÇÃO. 
O que isso representa para o nosso Grupo? Na verdade, é a possibilidade de recursos financeiros para ajudar na manutenção do folguedo em nossa região. Vale ressaltar que esta é a segunda vez consecutiva que nosso Grupo foi contemplado.
"A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) divulga os projetos selecionados no Edital Ceará Natal de Luz 2015. O edital tem por objetivo apoiar a produção de bens e serviços culturais vinculados à temática natalina nas várias regiões do Estado do Ceará, democratizando o acesso aos recursos e selecionando projetos relacionados às tradições regionais cearenses do ciclo natalino. O investimento total do Governo do Estado no edital é de R$ 734 mil (23,5% a mais que o valor destinado ao edital em 2014), com recursos do Fundo Estadual de Cultura (FEC)".


segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Boi Coração em apresentação no terreiro de D. Liduína,

Momento da partilha do Boi Coração em apresentação no terreiro de D. Liduína, Passagem Funda, Cipó dos Anjos – Quixadá-Ce. , em 12/10/2015.
Comemorando a festividade da padroeira do Brasil em 12/10/2015. Uma apresentação belíssima, onde se reuniu várias comunidades vizinhas para celebrar o tradicional Terço a Nossa Senhora Aparecida. Esta foi  a segunda vez que nos apresentamos no evento e foi um sucesso de público para o Reisado. Todos ficaram em roda rapa ver o espetáculo.

Reisado de caretas Boi Coração em 17/08/2011


Boi Coração em apresentação no terreiro de D. Liduína


quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Secult divulga selecionados do Edital Tesouros Vivos da Cultura, com nove mestres e dois grupos contemplados



A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) divulgou nesta terça-feira, 6/10, a relação de selecionados pelo Edital Tesouros Vivos 2014/2015. Através do edital foram selecionados novos mestres da cultura popular tradicional e grupos representativos para a área, que, após finalizado o processo seletivo, concluído o prazo para recursos e publicado o resultado final , passarão a contar com reconhecimento oficial pelo Governo do Estado e a integrar a política pública de preservação e difusão do patrimônio imaterial, da história e da identidade, atuando no repasse de seus saberes e fazeres às novas gerações.

A Comissão Especial de Seleção do Edital Tesouros Vivos foi composta pelo historiador e professor da UFC Antonio Gilberto Ramos Nogueira, pela historiadora e servidora do Iphan Ítala Byanca Morais da Silva, o historiador, pesquisador e professor da Unifor José Clerton de Oliveira Martins, a pesquisadora, brincante e professora do IFCE Maria de Lourdes Macena de Souza e pelo pesquisador, escritor, teatrólogo e compositor Raimundo Oswald Cavalcante Barroso. A coordenadora de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secult, historiadora Carolina Ruoso, secretariou os trabalhos da comissão.

Entre os 91 inscritos no edital, foram selecionados, de acordo com os critérios, nove novos mestres da cultura e dois novos grupos. A diversidade dos selecionados na atual etapa do edital é destacada pela coordenadora de Patrimônio da Secult, Carol Ruoso. “A Comissão leva em conta a diversidade tanto de regiões do Ceará representadas, quanto de habilidades, de saberes e fazeres dos mestres”, ressalta a coordenadora. “O processo é muito discutido e, neste edital, trouxe algumas novidades, como a presença de um representante das tradições juninas entre os contemplados”, destaca.

A coordenadora também aponta que no Encontro Mestres do Mundo, evento da Secult que acontecerá na primeira semana de dezembro, no município de Limoeiro do Norte, serão discutidas novas formas de contribuição dos mestres ao repasse de saberes e fazeres, buscando uma maior qualificação na política de transmissão de conhecimentos, incluindo mais registros das atividades dos mestres e grupos.

Mais sobre os Tesouros Vivos

Os “Tesouros Vivos da Cultura” são pessoas, grupos e comunidades reconhecidamente detentoras de conhecimentos da tradição popular do Estado. Através de edital público, a Secult identifica e recebe inscrições para o processo seletivo que confere o título e um auxílio financeiro vitalício aos selecionados no valor de um salário mínimo.

O programa de reconhecimento e apoio aos artistas que tem suas artes ou ofícios ligados à cultura imaterial foi reconhecido no ano de 2007, pelo Ministério da Cultura, com o prêmio Culturas Populares. Diplomado “Tesouro Vivo”, o mestre ou grupo tem seu nome inscrito no Registro dos Mestres da Cultura Tradicional Popular, livro próprio da Secretaria da Cultura, específico, sob a guarda da Coordenação de Patrimônio Artístico, Histórico e Cultural.

Confira os novos mestres e grupos selecionados:
Mestres:

- Pedro Coelho da Silva. Vaqueiro aboiador. Acopiara.

- Francisco Dias de Oliveira (Mestre Françuli). Artesanato em flandes. Potengi.

- Maria de Lourdes da Conceição Alves (Cacique Pequena). Cultura Indígena. Aquiraz.

- José Pinheiro de Morais. Penitente. Assaré.

- Maria Deusa e Silva Almeida. Lapinha. Assaré.

- Maria José Costa Carvalho (Mazé Costa). Tradições Juninas/festejo do ciclo junino. Caucaia.

- Maria Quirino da Silva (Dona Tarina). Cerâmica. Cascavel.

- Geraldo Ramos Freire. Artesão de relojoaria de torre, coluna e sinos e Igreja. Juazeiro do Norte.

- Francisco Felipe Marques. Reisado. Juazeiro do Norte.

Grupos:

- Grupo de Caretas Reisado Boi Coração. Reisado. Quixadá. ( Somos nós!!!!)

- Penitentes do Genezaré. Penitência. Assaré.

fonte: Governo do Estado do Ceará

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

CONFRATERNIZAÇÃO DO GRUPO DE REISADO EM IBICUITINGA- 16/08/2015

MOMENTO DE LAZER COM MEMBROS DO GRUPO E AMIGOS CONVIDADOS








Turma de brincantes da esquerda para a direita: Vevé, Júnior do Cícero, Chico Emílio, Edinês, Antônio, Jardel e Júnior do Bahia (os da frente). Atrás: Francisco, Felipe, Mateus, Joel, Aristides, Júlio.